quarta-feira, 29 de setembro de 2010

MUTIRÃO DEIXA RUA LIMPA

A rua do cemitério não era limpa a dias mesmo depois de uma providencial poda, a subprefeitura não recolheu os troncos.  
 
Já cansados e indignados moradores resolveram botar a mão na massa e começaram a limpeza que durou somente a parte da manhã. Agora fica mais prazeroso passar pela rua que esta limpa e sem bloqueios, a comunidade esta cada vez menos acreditada no poder público que não delega suas devidas e obrigadas funções, limpeza urbana quem faz é a prefeitura, mas fazer o que, mediante tal fato só temos que dar parabéns a estes moradores.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA

A Secretaria do Estado do Ambiente (SEA), o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desenvolvem o projeto Coleta Seletiva Solidária. Este projeto compõe o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Pegirs) como subprograma do Programa Recicla Rio.

Esta semana na sede do PEIG - Parque Estadual da Ilha Grande sob coordenação da Sra. Pólita aconteceu uma palestra sobre o assunto, diversos atores de diversos segmentos da sociedade do Abraão estiveram presentes.
COMO LEVAR O PROGRAMA A SUA CIDADE.
O gestor público municipal deve enviar um oficio a Presidência do INEA solicitando a aplicação do Programa no seu município.
PARA PARTICIPAR DAS OFICINAS.
Enviar um e-mail para coletaseletiva.inea@gmail.com informando seu e-mail que será incluído na mala direta que divulga as oficinas no seu município. Site WWW.inea.rj.gov.br/coletaseletivasolidaria

REINAUGURAÇÃO DA CASA DE CULTURA

A reinauguração da Casa de Cultura da Vila do Abraão, esta dando o que falar. A comunidade local como de sempre esta ficando de fora, acontece que a maioria dos artistas convidados para a festa é de Angra.
 Desta forma a Prefeitura deixa de fora todos os artesões e artistas locais, que tem no Abraão suas raízes assim como em toda Ilha Grande uma história e uma tradição, tradição esta que esta ficando a cada dia mais esquecida por conta do descaso do Poder Público de Angra, que não leva em consideração os artistas locais que merecem seu devido reconhecimento.
 Em reunião com o subprefeito nada ficou resolvida, os artistas se organizaram e fizeram um ofício com abaixo assinado para as devidas Secretarias e a Prefeitura, para tentarem remediar o problema da falta de consideração.
Estamos de olho.

sábado, 18 de setembro de 2010

INDIGNAÇÃO.

Ação e cidadania, o movimento popular esta recebendo reforços nas comunidades caiçaras. AMAIG e moradores tomam atitude. Mas têm incompetentes querendo tirar vantagem da situação.
click na imagem para ampliar
No dia 30/08 fora encaminhado a Subprefeitura da Ilha Grande ofício no qual a Associação de Moradores através do seu vice-presidente o Sr. Luiz de Oliveira pede urgência em reforma do cemitério do Abraão, onde hoje para sepultar alguém tem que antes exumar outro, ou na pior da hipótese; enterrar em pé. A mesma como sempre não se fez de rogada e não respondeu nem encaminhou o ofício a quem de direito, após uma semana de espera a senhora Henriette moradora da Rua do cemitério e vendo a situação do mesmo, tomou a iniciativa fez um abaixo assinado e foi contatar a Secretaria de Ação Social no dia 08/09 onde fora muito bem recebida, e marcando uma vistoria técnica para o dia seguinte no Abraão.
 Dia 09/09 chega ao Abraão à senhora Maria das Graças encarregada dos assuntos funerários da Secretaria de Ação Social, juntamente com a Dra. Josivete engenheira da Secretaria de Obras, para juntamente com a Sra. Henriette e o Sr. Luiz de Oliveira vice-presidente da Ass. De Moradores vistoriarem as condições em que se encontra o cemitério.
Ficando acertado de que será feito um estudo de drenagem e topografia do local, para depois então dar início as obras (capela, Gavetas, muros etc.) E que também será providenciado outro funcionário para cobrir as folgas e férias do Sr. Carlos, único funcionário do cemitério, o mais rápido possível.
Mediante todas estas atitudes, como pode agora depois de tudo, o Sr. Subprefeito Paulo Bicalho vir a público ontem 18/09 em reunião no salão da igreja no Abraão dizer: “EU MANDEI CONCERTAR O CEMITÉRIO, EU VOU FAZER A OBRA DO CEMITÉRIO...”. Um tanto quanto estranho o “EU” do subprefeito após receber ofício da Ass. De Moradores, e depois da visita das representantes
da Secretarias de Ação Social e de Obras. Agora o “Eu que fiz” vai se instaurar.
Ora senhor, ponha se em seu lugar e trabalhe com vontade no que lhe diz respeito, para não mais querer se valer das atitudes tomadas pela sociedade civil que esta tentando se organizar, se o senhor estivesse realmente trabalhando no bem social da comunidade não haveria lixeira ao lado de um tumulo e tanto lixo espalhado no cemitério, não haveria ruas sem luz, esgoto vazando a céu aberto, cães pelas ruas, posto de saúde sem médicos, impunidade, arbitrariedade, etc. E eu estaria me poupando de estar aqui escrevendo criticas, mas sim elogios a esta subprefeitura.
Indignação, por ver alguém se valer da atitude de outros.

REUNIÃO CONTRADITÓRIA, AJUDAR OU SE DAR BEM.

Eduardo Galante do Convention & Visitors Bureau em reunião ontem no salão da igreja do Abraão, suntuosamente após fazer discurso e propaganda do banner dos carreteiros com direito à foto, mandou os rapazes sair do recinto na maior cara de pau dizendo: “Ou fica quieto aqui dentro, ou vai embora por que carreteiro faz muita bagunça”, ou seja, o cara morde e assopra é feito cobra.
O pior de tudo foi à apresentação de um exemplar do Guia de Serviços do O Globo datado de 30/setembro/2009 com propaganda da Ilha Grande, como se fosse publicidade do mês passado, ou seja, será que estes espertos acham mesmo que a comunidade não sabe ler, que só olham figuras nas revistas. Acordem malandros.
E os ânimos esquentaram quando o argentino Pablo Foster diretor do Convention tentou explicar aos donos de agencias o porquê da contratação de saveiros de Angra para atender os turistas dos navios que fundeiam no Abraão, bem ele ficou de mãos na cintura e sem resposta plausível, afinal os navios aportam aqui para gerar divisas ao Abraão ou para beneficiar os saveiros de Angra. O que estará por trás disto. Estamos de olho.

PROJETO UCA NÃO É DA PREFEITURA.

Prefeito de Angra e comitiva vai a Abraão ver desfile da Escola Brigadeiro Nóbrega, e diz que computadores do Projeto UCA é a prefeitura quem esta doando.
Só para refrescar, UCA – Um Computador por Aluno é um projeto da Intel em conjunto com o Governo Federal, onde a proposta é levar a informática para todas as escolas do Brasil, tentando assim melhorar o ensino brasileiro. Ou seja, a prefeitura não deu nada para ninguém ela é apenas um interlocutor entre a sociedade e o Governo Federal, porém esta Prefeitura apenas se aproveita da situação para se promover. Sem falar que os professores ainda não estão capacitados a trabalhar com a nova ferramenta.
                           
Assim sendo, estamos de olho.

CAI CAIS 2.

Até então o famigerado “cais” flutuante provisório instalado no Abraão que agora tem o apelido de (fio dental) já apresentou vários problemas de manutenção, se agora esta deste jeito imaginem o que pode acontecer no verão.
Melhor a prefeitura avisar aos turistas como proceder para pedir indenizações caso ocorra algum sinistro referente ao mesmo.
E quanto a tal (chata) que a prefeitura esta negociando sem licitação pública. Como vai findar esta história, estamos de olho.