Este pequeno parágrafo é do blog, o restante de um turista que veio com sua família para o Abraão - Ilha Grande, com o propósito de curtir nossas belezas naturais e hospitalidade local por um período bem maior que, algumas horas andando pela Vila.
Sem fotos ou afins, somente o texto; ai vai.
Enviadas: Quinta-feira, 17 de Março de 2011 0:18:08
Assunto: Navios ???
A presente mensagem está sendo encaminhada para a Diretoria da AMHIG, editora O Eco, Curupira, Liga, Codig e AMAIG.
Carta enviada pelo Sr Marcelo, proprietário de um restaurante em Buenos Aires, após recente visita à Ilha Grande.
As demais pessoas e empresas citadas na mensagem foram omitidas.
Caros:
Desculpe por escrever em espanhol, mas o meu Português só serve para me fazer entender quando estou aí.
Antes de tudo agradeço o bom atendimento que recebemos de vocês e todos os funcionários. Constatei também como agradável é a pousada, a decoração, limpeza e localização.
A ilha é um sonho de paraíso! A Vila , os diferentes atrativos dentro dela, o mar ... é uma experiência inesquecível. Um dos fatores que a tornam tão especial é a sua tranquilidade, a ausência de veículos a motor, o equilíbrio entre o meio ambiente e as pessoas, os cuidados ambientais, etc. Infelizmente, alguém ou alguns comerciantes na ilha, chegaram a um acordo com as linhas de cruzeiros para atracar no pequeno porto da ilha e desembarcar mais de 2.000 passageiros em uma espécie de invasão descontrolada que supera amplamente a capacidade da ilha. Passageiros que pouco sabem sobre a ecologia da ilha, que pouco se interessam sobre as pessoas que moram e vivem nela.
Estes comerciantes são aqueles que só pensam em vender a maior quantidade hoje e que nada se preocupam se no futuro o negócio desmoronar.
Além disso, em razão disto sofremos incômodos e gostaria de informar através de você para que seja levado à Comissão de Turismo ou outro órgão competente. Minha família contratou um passeio em uma lancha de 20 passageiros para fazer uma das excursões (neste caso à Ilha de Jorge Grego), através da empresa ?????. Chegamos no horário combinado09:50 am com a saída marcada para às 10:30 am. Ao chegar fizemos o pagamento com cartão de crédito e às 10:10am, fomos informados que a nossa lancha havia sido vendida para os clientes dos cruzeiros, que a nossa compra havia sido re-vendida para outra empresa e que o nosso passeio seria feito em uma escuna.
Além disso, em razão disto sofremos incômodos e gostaria de informar através de você para que seja levado à Comissão de Turismo ou outro órgão competente. Minha família contratou um passeio em uma lancha de 20 passageiros para fazer uma das excursões (neste caso à Ilha de Jorge Grego), através da empresa ?????. Chegamos no horário combinado09:50 am com a saída marcada para às 10:30 am. Ao chegar fizemos o pagamento com cartão de crédito e às 10:10am, fomos informados que a nossa lancha havia sido vendida para os clientes dos cruzeiros, que a nossa compra havia sido re-vendida para outra empresa e que o nosso passeio seria feito em uma escuna.
Nós não tínhamos nenhuma intenção de fazê-lo, no entanto, não tivemos outra alternativa, pois a nossa saída da ilha estava marcada para o dia seguinte. Parece-me inadmissível que alguém tome decisões sobre o nosso dinheiro sem nos consultar ! Isto, em termos ocidentais, chama-se "calote". Esclarecemos que, previamente, já sabíamos que não havia nenhuma outra empresa disponível. Todas estavam absorvidas pelo grande navio de cruzeiro, que é transformado em cliente preferencial, convertendo todos os turistas hospedados na ilha, em clientes de segunda categoria, que devem suportar ser ignorados, desprezados e que devem fugir da ocasional invasão desses turistas que, francamente, não contribuem com nada para o destino em questão. Creio que se continuarem aceitando este tipo de turismo, a Ilha Grande em breve deixará de ser atrativa para o turismo de qualidade. O turista que, como nós, se hospeda na ilha, que ocupa pousadas como a de vocês e que deixa uma grande quantia em dinheiro para este destino, que bem o vale, se não fosse este sério problema.
Espero que a minha mensagem sirva para conseguir alguma mudança que mais do que para nós que aí estivemos e não necessitamos voltar ajude a vocês, que em nada se beneficiam com turistas diaristas.
Enviamos um grande abraço e novamente expressamos nossa satisfação pela estada com vocês.
Enviamos um grande abraço e novamente expressamos nossa satisfação pela estada com vocês.
Queridos ¿????:
Perdón si les escribo en español, pero mi portugués solo sirve para hacerme entender cuando estoy allí.
Antes que nada quiero agradecer la buena atención que hemos recibido por parte de Uds. y todo el personal. Muy especialmente, por parte de ¿??????! También quiero destacar lo agradable de la posada, la decoración, limpieza y ubicación.
La isla, un paraíso soñado!!! El pueblito, los diferentes destinos dentro de ella, el mar, etc. es una experiencia inolvidable. Uno de los factores que la hacen tan especial es su tranquilidad, la ausencia de vehículos motorizados, el equilibrio entre el entorno y la gente, el cuidado ambiental, etc. Lamentablemente, a alguien o algunos comerciantes de la isla se les ocurrió acordar con la línea de cruceros ¿?? para recalar en el pequeño puerto de la isla y desembarcar arriba de 2.000 pasajeros en una suerte de invasión descontrolada que supera ampliamente (por suerte) las disponibilidades de la isla. Pasajeros que poco saben de la ecología de la isla, que poco les interesa la gente que esta viviendo o parando en la misma. Estos comerciantes son los que solos piensan en juntar la mayor cantidad posible de billetes hoy y que nada les interesa si el negocio se desploma en el futuro.
Más aun, hemos sufrido un inconveniente ocasionado por este motivo que quisiera denunciar a través de Uds. para que sea elevado a la comisión de Turismo u otro organismo pertinente. Mi familia contrató un paseo en lancha de 20 pasajeros para hacer uno de los tours (en este caso a Ilha del Grego) a través de la empresa ¿??????. Nos presentamos a la hora convenida 9:50 con tiempo para salir a las 10:30. Efectuamos el pago correspondiente con tarjeta de crédito y, a las 10:10 nos enteramos que la lancha se había vendido en ese momento a gente del crucero y que nuestra compra se había re-vendido a otra empresa para realizarlo en una scuna. Nosotros no teníamos intención de hacerlo así, sin embargo no nos quedó otra alternativa dado que partíamos al día siguiente. Me parece inadmisible que alguien tome decisiones sobre nuestro dinero sin consultarnos!!!! Esto, en términos occidentales, se le llama "estafa". Aclaremos que, ya previamente, nos encontramos que no había disponibilidad de ninguna empresa alternativa. Todas estaban absorbidas por el gran crucero que se trasforma en cliente preferencial, convirtiendo a todos los turistas alojados en la isla, en turistas de segunda, que deben soportar ser ignorados, desplazados y que deben huir de la invasión ocasional de estos tours que, francamente, no corresponden para nada al destino en cuestión. Este turismo, como nosotros, que se queda en la isla, que ocupa pousadas como la de Uds. y que deja su valioso dinero por un destino que bien lo vale si no existiera este serio problema. Creo que, si siguen aceptando estando esta modalidad, en poco tiempo la Ilha Grande dejará de ser atractiva para el turismo receptivo de calidad que concurre en estos tiempos.
Espero que mi correo sirva para lograr alguna modificación que, más que para nosotros que ya estuvimos y no necesitamos volver a ir, sirva para Uds., dueños de pousadas que en nada se benefician con pasajeros por el día.
Les mandamos un fuerte abrazo y, nuevamente, expresamos nuestra satisfacción por la estadía con Uds
Nenhum comentário:
Postar um comentário