domingo, 17 de julho de 2011

ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA.

Ministério da Pesca e Aquicultura e Ministério do Turismo assinam Acordo de Cooperação Técnica. 
                                         13/07/2011 - 18:55

Estande do MPA realiza cadastramento imediato de pescadores esportivos, no Salão do Turismo
Os ministros da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, e do Turismo, Pedro Novais, assinaram, na quarta-feira (13/07), acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento da pesca amadora, durante a solenidade de abertura da 6ª Edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, em São Paulo. O acordo promoverá o fortalecimento e o crescimento da relação entre a pesca amadora e a atividade turística no Brasil.
Estavam presentes ao evento, os governadores Ricardo Coutinho, da Paraíba; Rosalba Ciarlini, do Rio Grande do Norte; Wilson Martins, do Piauí; André Puccinelli, do Mato Grosso do Sul; Confúcio Moura, de Rondônia, e Siqueira Campos, do Tocantins. Os ministros, Garibaldi Alves, da Previdência Social; Wagner Rossi, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Edison Lobão, de Minas e Energia, e Orlando Silva, do Esporte. Também participaram da solenidade de abertura, o deputado Jonas Donizette, presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara; a senadora Lídice da Mata, titular da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado; e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
A novidade do estande do MPA este ano é a emissão de registro para os pescadores esportivos. Os interessados devem se dirigir ao estande, que fica logo na entrada do Pavilhão do Anhembi, portando apenas o documento de identidade e número do CPF. Os registros serão emitidos na hora. O registro garante ao pescador a prática legal da atividade além de ajudar o MPA a elaborar e implantar políticas públicas para o setor.

Ministro Luiz Sérgio.

A pesca esportiva aquece a economia, movimenta o comércio, a indústria, o setor hoteleiro e todo o setor de turismo e serviços. Atualmente o MPA tem cerca de 250 mil pescadores amadores licenciados, no entanto, estima-se que esse número seja superior. “Lembro que é importante que todos os pescadores amadores tenham esta licença. A água e os recursos pesqueiros são bens públicos. E os registros contribuem para que possamos organizar melhor nossos pontos de pesca e todas as políticas públicas voltadas para o setor”, disse o ministro Luiz Sérgio.

Acordo aproximará pesca e turismo.
A partir do Acordo de Cooperação Técnica com o MTur, o MPA poderá identificar e propor estratégias para o desenvolvimento e consolidação de destinos e roteiros turísticos relacionados ao turismo de pesca; além de conhecer o perfil dos turistas nacionais e internacionais que visitam o país, tendo como motivação a prática da atividade. Juntos, os dois ministérios poderão realizar estudos e avaliar o impacto econômico desta atividade turística nos municípios com vocação para a pesca amadora.
“Quero ressaltar o imenso potencial brasileiro para a pesca esportiva e o turismo de pesca. Somos individualmente o País que conta com mais água doce no mundo: 12% do total. E também contamos com um litoral de 8.500 quilômetros de costa. Somando tudo isso aos nossos recursos naturais, o País tem todas as condições de se tornar um dos melhores destinos de pesca amadora e esportiva do mundo. E é para isso que vamos trabalhar”, destacou o ministro.
O evento acontece entre os dias 13 e 17 de julho. Confira os horários de funcionamento e a programação geral em http://www.salao.turismo.gov.br/salao/sobre_evento/principal/

Mesa de debates.
Entre os atrativos do Salão do Turismo de São Paulo se encontra o Núcleo de Conhecimento, que prevê a realização de uma série de palestras sobre o setor. O Ministério da Pesca e Aquicultura estará representado na mesa de debates denominada “Pesca Esportiva no Brasil: a visão dos três setores”, programada para o dia 15 de julho, sexta-feira, às 14h30, no auditório cinco. Os três setores, que estarão reunidos no debate, são governo, sociedade civil organizada e empresariado.

O MPA será representado por Michel Lopes, coordenador-geral de Registro e Licenças de Pesca Amadora. O debate terá também a participação de Hélcio Honda, presidente da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (ANEPE), e Ian Arthur, sócio-diretor da Kalua Barco-Hotel, do estado do Amazonas. A mediação ficará a cargo de Luis Eduardo Delmont, responsável pelo segmento Turismo de Pesca da Coordenação-Geral de Segmentação do Ministério do Turismo. 

Fonte: Eduardo Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário