segunda-feira, 4 de julho de 2011

PESCADORES ARTESANAIS.

1ª Encontro Nacional Dos Pescadores Artesanais Da UGT.


O encontro aconteceu entre os dias 1, 2 e 3 de julho no hotel da colônia de férias do Sindicato dos Comerciários no Estado de São Paulo situado na Praia Grande em Santos litoral paulista.


Presentes estiveram: Macalé e Elton da UGT Rio, Barbosa do Sindpescan, Francisco Pegado secretário geral da UGT Nacional, Ricardo Patah Presidente da UGT, Paula Leal do Ministério do Trabalho de Brasília, Roberto Lucena Dep. Federal, Leonice da Paz Vereadora de Campinas, Antônia Ramos vereadora do Pará entre outros.
                                                                                                                                                                     
                                               
                     

A participação dos pescadores de todos os 27 Estados do Brasil foi unanime e os debates dos mais variados, entre os convidados estavam quase todas as colônias de pescadores do País. Por que Angra dos Reis, Paraty, Itacuruçá, Pedra de Guaratiba, Copacabana entre outras do Rio de Janeiro não se fizeram presente? assim como muitas Associações de pescadores!!!. Os únicos representantes do Estado do Rio de Janeiro foram: Colônia Z-11 de Ramos, Colônia Z-5 de Arraial do Cabo e a Associação de catadores de marisco da praia da luz em São Gonçalo.

Mais de 400 atores envolvidos no evento.
Um evento que visa fortalecer o movimento dos pescadores e maricultures do País que teve total reconhecimento de todo o Brasil, e onde o Rio de Janeiro teve um quorum baixíssimo, devemos atentar para os representantes da pesca em nosso Estado e municípios. São realmente estas pessoas que pretendem resolver as questões da categoria?!!!

Acredito que as colônias de pescadores as Federações Estaduais e a Confederação Nacional devem se unir para melhorar a vida e a situação dos pescadores artesanais em todo o País, A Doutora Paula Leal (Ministério do Trabalho) disse: “Todas as colônias de pescadores devem fazer o cadastro no Ministério do Trabalho e Emprego.”

Luiz de Oliveira e delegação do Rio de Janeiro.
 Luiz de Oliveira, se fez presente ao evento como convidado representando o Município de Angra dos Reis e chegou a seguinte conclusão: "Um País continental com uma zona costeira maravilhosa, como pode para a pesca não haver organização!!! Categorias organizadas com representação no poder Público poderão caminhar juntas e discutir as relações entre o Estado enquanto Nação para melhorar a vida e o trabalho dos  pescadores..."

Sr. Braz, Sirí da Z-11 e Luiz de Oliveira.
"...O pescador não quer fazer parte dos sem; sem casa, sem educação, sem água, sem esgoto, sem hospital. Mas o pescador QUER fazer parte dos sem; sem medo de botar a cara e enfrentar qualquer um por seus direitos, direitos que não são favor nenhum, são DIREITOS..."

"...Gente ruim tem em todo lugar, mas temos que preservar quem faz a coisa certa."


Luiz (Angra), Paulo, Sirí e Sr. Braz da Z-11 de Ramos.
Atentem para os registros das colônias no Ministério do Trabalho, cadastro específico para fazer jus a contribuição sindical, portaria 547 de 2010 CECP específico para colônias de pescadores.

Disse José Roberto de Mello: “A Superintendência Nacional do Trabalho em São Paulo esta de portas abertas para auxiliar todos os pescadores e pescadoras artesanais e demais seguimentos envolvidos na pesca neste Estado, para receber todo amparo previsto na lei para dar entrada no seguro desemprego.” Um exemplo a ser seguido.


Delegados eleitos para representar o pleito em Brasília.

2 comentários:

  1. Luiz parabéns, você é guerreiro mesmo tenho a maior satisfação em tê-lo em meu seleto círculo de amigos. Preciso conversar com você sobre um projeto meu para o ano que vem. Grande e fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  2. PAULO MATTOS DÁ DOLETIVA NESTA TERÇA PARA TENTAR SE DEVENDER DAS VÁRIAS DENÚNCIAS DE PECULATO PRINCIPALMENTE PELO FESTIVAL COM SHOW DA GAL POR 1200 MIL (VOZ E VIOLÃO)

    será que vai estar o tal Marcos Lúcio da ML eventos? será vai estar a Fátima Cristina Pinheiro Soares? será que vai estar o Geraldinho da "Duelo"? será que vai estar o Guilherme que aluga link fantasma para transmissão ao vivo da TV Câmara em mais uma crime porque Festival e shows nada tem com trabalho parlamentar, isso seria admicível pela TV Comunitária ou uma tv Cultura, TV Câmara... NÃOOOO POOODEE...isso é lei 8.977/95 art 23. será que vai estar o Fabrício , acusado de ser quem estava por trás dessas mutretas e desabafou entregando o Paulo Mattos? será que vai estar alguém da RedeRecord de televisão? será que vai estar alguém do Ministério Público? quem é o vice preseidente da Cultuar? sabem? será que vai estar o prefeito Tuca Jordão? ou o Fernando Jordão? Polícia Federal será que vai estar nessa coletiva?

    ResponderExcluir