No dia 19 de novembro de 2010 foi aplicado por funcionários da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis um produto químico nas ruas da Vila do Abraão com o intuito de combater a proliferação do caramujo africano conforme informação dada pelo funcionário que aplicava o produto.
A aplicação foi feita por toda a Rua Getúlio Vargas tendo avançado por alguns metros nas ruas que sobem em direção a montanha e chegado até a praça da escola, área dentro dos limites do Parque Estadual da Ilha Grande.
O moluscicida aplicado, o Metarex sp, é um Metaldeído sob a forma de um granulado azul (foto em anexo) que desde o dia de sua aplicação colore os canteiros das ruas do Abraão (foto em anexo) e que no verso da embalagem (foto em anexo) diz :
"SÓ UTILIZAR EM LUGARES DE DIFICIL ACESSO A CRIANÇAS E ANIMAIS"
Diga-se de passagem, a proliferação do Achatina fulica no Abraão se encontra num nivel de controle consideravelmente alto, se comparado a alguns anos atrás (quando via-se dezenas desses moluscos nas ruas) graças a constante catação manual dos moradores, estratégia de combate essa que não demanda recursos financeiros para compra de produtos.
Desde 200, a Dra. Sonia Barbosa dos Santos, da UERJ vem promovendo a catação manual do caramujo africano, tendo realizado desde então diversas oficinas e palestras educativas. Ela não recomenda a aplicação de moluscicidas, tendo em vista os danos que causam ao meio ambiente e á inexistência de bibliografia que comprove a inocuidade desses produtos.
"Mesmo os moluscicidas ditos naturais (extraídos de plantas) possuem efeitos danosos diversos, segundo vasta bibliografia. A catação manual regular, cercada dos devidos cuidados, é uma forma eficaz de controle. Seguida de saneamento público (retirada de entulhos e lixo) consegue manter as populações em baixa densidade ", diz ela.
A aplicação de moluscicidas nas ruas, feita pela Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, também não é recomendada pela FIOCRUZ como o melhor método de controle da proliferação do Achatina fulica, como se pode ver no link:
www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=605&sid=32
"Catação manual é a melhor medida de controle.
Em função da alta toxicidade dos produtos químicos, a pesquisadora ... (Silvana Thiengo, responsável pelo Laboratório de Referência Nacional em Malacologia Médica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)) ... não recomenda o uso de pesticidas para controlar a proliferação do caramujo africano."
O que aconteceria se um animal doméstico ou uma criança ingerir o produto, fato não muito improvável visto a aparência e cor do mesmo, e o que fazer caso isso ocorra?
Vejamos o que o próprio fabricante diz na "Ficha de Informação de Segurança do Produto", que vai anexada, estando disponível na internet através do link:
http://www.nucleosaudeambiental.com.br/imagens/Produtos/2432010_102521_METAREX.pdf
"... 3. Identificação de Perigos
Perigos mais importantes: Risco ambiental. Risco a saúde. ..."
"... Principais Sintomas: se houver ingestão do produto, podem ocorrer náuseas, vômitos, dores abdominais. ..."
"... 4. Medidas de primeiros-socorros
Medidas de Primeiros Socorros: Remover pacientes da zona de perigo. Despir imediatamente o vestuário e calçados contaminados. Transportar a vítima para a sala de emergência mais próxima e buscar assistência médica imediatamente.
Inalação: remover a pessoa para local arejado. Procure assistência médica se persistir efeitos/sintomas da irritação ou se respirar com dificuldade.
Em caso de contato com a pele: lavar imediatamente a área afetada com água em abundância e sabão. Procure assistência médica.
Em caso de contato com os olhos: lavá-los imediatamente com água em abundância. Consultar um médico.
Em caso de ingestão: lave a boca com água. Após beba água em abundância. Não induza ao vômito sem aviso médico. Procure assistência médica.
Caso o paciente tenha ingerido o produto, não realizar respiração boca a boca. Utilizar um intermediário ou Ambulância para realizar o procedimento. "...
Será que ele mata somente o Achatina fulica ? O que será que esse veneno pode causar as formas de vida que se encontram na água de todos os córregos da Vila do Abraão quando chover e ele for transportado até esses corpos d'água ?
Vejamos novamente o que diz o próprio fabricante na mesma "Ficha de Informação de Segurança do Produto", quanto aos riscos ambientais, disponível na internet no mesmo link :
http://www.nucleosaudeambiental.com.br/imagens/Produtos/2432010_102521_METAREX.pdf
"... 3. Identificação de Perigos
Perigos mais importantes: Risco ambiental. Risco a saúde.
Efeitos Ambientais: Nocivo para organismos aquáticos. Evite liberação ao meio ambiente em circunstâncias diferentes ao do uso do indicado do produto. "
"... 6. Medidas de Controle para derramamento ou vazamento
... Precauções para o meio ambiente: em caso de derrame, siga as instruções abaixo:
corpos d’água: interrompa imediatamente a captação para o consumo humano e animal, contate o órgão ambiental mais próximo e o centro de emergência da empresa, visto queas medidas a serem adotadas dependem das proporções do acidente, das características do corpo hídrico em questão e da quantidade do produto envolvido.
Método de limpeza:
... Solo: retire as camadas de terra contaminada até atingir o solo não contaminado, recolha esse material e coloque em um recipiente lacrado devidamente identificado. Contate a empresa registrante conforme indicado acima...."
Seria o Metarex sp biodegradável ?
"...12. Informações Ecológicas
Efeitos Ambientais, comportamentais e impactos do produto:
Persistência/Degradabilidade: Não prontamentebiodegradável (degradação biológica:
6%/28 dias – Biodegradação imediata: 18%28 dias).... " vide "Ficha de Informação de Segurança do Produto".
Teria sido a forma e local de aplicação do produto a mais apropriada ? Em vias públicas ?
Como morador do local fico bastante preocupado com as possíveis consequências de tal procedimento e chocado com tamanha irresponsabilidade de quem tem obrigação de zelar pela boa saúde das pessoas e do meio em que elas vivem..
Aguardo respostas. Solicito providências.
Obrigado,
Por: Alexandre Cuellar,
Morador da Vila do Abraão e pessoa muito ligada nas questões ambientais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário