sábado, 11 de dezembro de 2010

Veneno METAREX nas ruas da Vila do Abraão.

No dia 19 de novembro de 2010 foi aplicado por funcionários da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis um produto químico nas ruas da Vila do Abraão com o intuito de combater a proliferação do caramujo africano conforme informação dada pelo funcionário que aplicava o produto.

A aplicação foi feita por toda a Rua Getúlio Vargas tendo avançado por alguns metros nas ruas que sobem em direção a montanha e chegado até a praça da escola, área dentro dos limites do Parque Estadual da Ilha Grande.

O moluscicida aplicado, o Metarex sp, é um Metaldeído sob a forma de um granulado azul (foto em anexo) que desde o dia de sua aplicação colore os canteiros das ruas do Abraão (foto em anexo) e que no verso da embalagem (foto em anexo) diz :

"SÓ UTILIZAR EM LUGARES DE DIFICIL ACESSO A CRIANÇAS E ANIMAIS"

Diga-se de passagem, a proliferação do Achatina fulica no Abraão se encontra num nivel de controle consideravelmente alto, se comparado a alguns anos atrás (quando via-se dezenas desses moluscos nas ruas) graças a constante catação manual dos moradores, estratégia de combate essa que não demanda recursos financeiros para compra de produtos.

Desde 200, a Dra. Sonia Barbosa dos Santos, da UERJ vem promovendo a catação manual do caramujo africano, tendo realizado desde então diversas oficinas e palestras educativas. Ela não recomenda a aplicação de moluscicidas, tendo em vista os danos que causam ao meio ambiente e á inexistência de bibliografia que comprove a inocuidade desses produtos.

"Mesmo os moluscicidas ditos naturais (extraídos de plantas) possuem efeitos danosos diversos, segundo vasta bibliografia. A catação manual regular, cercada dos devidos cuidados, é uma forma eficaz de controle. Seguida de saneamento público (retirada de entulhos e lixo) consegue manter as populações em baixa densidade ", diz ela.

A aplicação de moluscicidas nas ruas, feita pela Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, também não é recomendada pela FIOCRUZ como o melhor método de controle da proliferação do Achatina fulica, como se pode ver no link:
www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=605&sid=32

"Catação manual é a melhor medida de controle.
 Em função da alta toxicidade dos produtos químicos, a pesquisadora ... (Silvana Thiengo, responsável pelo Laboratório de Referência Nacional em Malacologia Médica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)) ... não recomenda o uso de pesticidas para controlar a proliferação do caramujo africano."
O que aconteceria se um animal doméstico ou uma criança ingerir o produto, fato não muito improvável visto a aparência e cor do mesmo, e o que fazer caso isso ocorra?

Vejamos o que o próprio fabricante diz na "Ficha de Informação de Segurança do Produto", que vai anexada, estando disponível na internet através do link:
http://www.nucleosaudeambiental.com.br/imagens/Produtos/2432010_102521_METAREX.pdf

"... 3. Identificação de Perigos

Perigos mais importantes: Risco ambiental. Risco a saúde. ..."

"... Principais Sintomas: se houver ingestão do produto, podem ocorrer náuseas, vômitos, dores abdominais. ..."

"... 4. Medidas de primeiros-socorros

Medidas de Primeiros Socorros: Remover pacientes da zona de perigo. Despir imediatamente o vestuário e calçados contaminados. Transportar a vítima para a sala de emergência mais próxima e buscar assistência médica imediatamente.

Inalação: remover a pessoa para local arejado. Procure assistência médica se persistir efeitos/sintomas da irritação ou se respirar com dificuldade.

Em caso de contato com a pele: lavar imediatamente a área afetada com água em abundância e sabão. Procure assistência médica.

Em caso de contato com os olhos: lavá-los imediatamente com água em abundância. Consultar um médico.

Em caso de ingestão: lave a boca com água. Após beba água em abundância. Não induza ao vômito sem aviso médico. Procure assistência médica.


Caso o paciente tenha ingerido o produto, não realizar respiração boca a boca. Utilizar um intermediário ou Ambulância para realizar o procedimento. "...

Será que ele mata somente o Achatina fulica ? O que será que esse veneno pode causar as formas de vida que se encontram na água de todos os córregos da Vila do Abraão quando chover e ele for transportado até esses corpos d'água ?

Vejamos novamente o que diz o próprio fabricante na mesma "Ficha de Informação de Segurança do Produto", quanto aos riscos ambientais, disponível na internet no mesmo link :
http://www.nucleosaudeambiental.com.br/imagens/Produtos/2432010_102521_METAREX.pdf

"... 3. Identificação de Perigos

Perigos mais importantes: Risco ambiental. Risco a saúde.

Efeitos Ambientais: Nocivo para organismos aquáticos. Evite liberação ao meio ambiente em circunstâncias diferentes ao do uso do indicado do produto. "

"... 6. Medidas de Controle para derramamento ou vazamento

... Precauções para o meio ambiente: em caso de derrame, siga as instruções abaixo:


corpos d’água: interrompa imediatamente a captação para o consumo humano e animal, contate o órgão ambiental mais próximo e o centro de emergência da empresa, visto queas medidas a serem adotadas dependem das proporções do acidente, das características do corpo hídrico em questão e da quantidade do produto envolvido.


Método de limpeza:


... Solo: retire as camadas de terra contaminada até atingir o solo não contaminado, recolha esse material e coloque em um recipiente lacrado devidamente identificado. Contate a empresa registrante conforme indicado acima...."

Seria o Metarex sp biodegradável ?

"...12. Informações Ecológicas

Efeitos Ambientais, comportamentais e impactos do produto:

Persistência/Degradabilidade: Não prontamentebiodegradável (degradação biológica:
6%/28 dias – Biodegradação imediata: 18%28 dias).... " vide "Ficha de Informação de Segurança do Produto".

Teria sido a forma e local de aplicação do produto a mais apropriada ? Em vias públicas ?

Como morador do local fico bastante preocupado com as possíveis consequências de tal procedimento e chocado com tamanha irresponsabilidade de quem tem obrigação de zelar pela boa saúde das pessoas e do meio em que elas vivem..

Aguardo respostas. Solicito providências.

Obrigado,

Por: Alexandre Cuellar,
Morador da Vila do Abraão e pessoa muito ligada nas questões ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário